Sabe-se que a prática de atividades físicas regulares, ou seja, pelo menos três vezes por semana, é muito importante para a manutenção da saúde e do bem-estar físico e mental. Mas exercícios repetitivos demais ou em excesso, principalmente sem a orientação de especialistas, representam risco. Podem levar à síndrome do overtraining, também conhecida como lesões por sobrecarga no esporte.
O overtraining ocorre em homens e mulheres de todas as idades. Pode atingir tanto atletas profissionais de alto rendimento quanto pessoas comuns que passam a fazer atividade física de maneira exagerada. Estão mais suscetíveis indivíduos que fazem exercícios intensos com períodos de recuperação insuficientes e os que aumentam as atividades físicas de maneira repentina ou têm intervalos muito pequenos entre as competições.
Caracteriza-se o fenômeno quando a pessoa, embora pratique atividades físicas normalmente, passa a ter diminuição no desempenho. A razão é a seguinte: A sobrecarga desencadeia uma série de alterações no metabolismo orgânico, o que prejudica o funcionamento do sistema musculoesquelético, do cardiovascular, do neuroendócrino e até das defesas orgânicas.
A síndrome não tem sintomas específicos. Os mais comuns são: alterações na freqüência cardíaca e no ritmo menstrual, distúrbios do sono e do apetite, apatia, fadiga excessiva com dificuldade de recuperação entre os treinamentos, irritabilidade, dores musculares persistentes desproporcionais ao nível de treinamento, falta de concentração e suscetibilidade aumentada a infecções.
É fundamental, também, fazer aquecimento e alongamento antes de iniciar os exercícios; correr sobre superfícies planas e firmes, porém não muito duras; evitar o uso de tênis gastos demais; manter um período adequado de recuperação após os exercícios; exercitar o corpo de maneira homogênea; e evitar sobrecarga nos dias de fadiga acentuada ou nos períodos de recuperação de lesões. À primeira indicação da síndrome, finalmente, vá ao médico. Só ele é capaz de fazer uma avaliação segura do quadro e indicar o tratamento correto.
E não esqueça: Para melhorar seu desempenho e concentração tenha sempre consigo VIVAMIL® – O primeiro energético em shot e comprimido do Brasil!
Fonte:
http://novoportal.caras.uol.com.br/noticia/exagero-em-atividades-fisicas-pode-levar-a-sindrome-do-overtraining#.UqizgfRDtHU
http://www.bem360.com.br/site/exagero-em-atividades-fisicas-pode-levar-a-sindrome-do-overtraining/saude/1518/