A vida contemporânea exige de todas as pessoas uma dose grande de dedicação e esforço em locais muito afastados das hortas e pomares das gerações passadas. Por esse motivo, muitas pessoas acabam consumindo uma dose maior do que a necessária de açúcares e gorduras saturadas, o que tem causado problemas de saúde pública – nos países desenvolvidos, fala-se até mesmo em uma epidemia de obesidade.
Uma boa ideia para melhorar o processo alimentar é cortar doces. Não é necessário cortar todos de uma vez, mas pode-se iniciar com uma interrupção programada de uma semana, por exemplo. Em lugar da sacarose industrializada, é interessante substituí-la pela frutose presente nas frutas, a frutose também é um açúcar, mas não passou pelo processamento industrial da sacarose, o que o torna muito menos tóxico.
Com relação à quantidade de alimentos, é melhor comer mais vezes, mas em proporções menores, do que investir em apenas três refeições e, por causa disso, fazer grandes pratos.
Em vez de comer comida industrializada, coma ‘comida de verdade’, ou seja, frutas, verduras, legumes, leguminosas, grãos, e até mesmo ovos, leite e carne.